Relato do 38° Conselho Nacional de Associações de Pós Graduandos (CONAP) da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG)

06/09/2011 20:34

Realizado em Recife – PE nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2011

O CONAP é instância superior à diretoria da ANPG, entidade nacional de representação dos pós graduandos no Brasil. Com o tema ‘A Formação de Recursos Humanos e o Desenvolvimento do Brasil’ o principal intento da atividade foi tirar uma opinião acerca do Plano Nacional de Pós Graduação, recentemente publicado pela CAPES. Contudo, outras questões também foram debatidas, a exemplo, as organizações sociais, a campanha pelo aumento de bolsas da ANPG e encaminhamentos em relação ao próximo congresso da entidade que será realizado em 2012. De acordo com a organização do evento, estavam presentes quarenta APG’s de todo país.

No primeiro dia de atividade (dia 18) realizou-se um Seminário de Organizações Sociais (OS) de modo a amadurecer uma opinião da entidade acerca da pauta. O debate girou em torno de, basicamente, das OS’s na saúde e na ciência e tecnologia. Deste debate resultou uma carta que brevemente será publicada no site da entidade (www.anpg.org.br). Adiantamos-lhes que, de maneira mais incisiva, se tirou uma posição contrárias às OS’s na saúde.

No segundo dia de atividades, realizaram-se debates pela manhã e tarde e à noite, ato político de abertura da atividade. Pela manhã, membro da comissão que construiu o PNPG 2011-2020 fez explanação sobre o tema e na parte da tarde, ex-ministro de C&T e o secretário de C&T de Recife discorreram acerca do potencial da investigação e inovação no combate à desigualdades regionais.

No início da manhã do terceiro dia de atividades realizou-se mesa acerca da saúde pública e o papel dos pós graduandos em sua construção, onde pautou-se a 14 Conferência Nacional, assim como temas dos mais diversos, como, agenda de pesquisas na saúde, sua relevância social, direito à saúde, propriedade intelectual, dentre outros. Desenvolveu-se em parte da manhã e tarde debate sobre o PNPG. Uma vez que não se havia uma consistente leitura prévia da maioria dos participantes, o debate foi mais ‘genérico’ e abordou questões como o excesso de produtivismo, valor das bolsas, programa Ciência sem Fronteiras, desigualdades regionais, hegemonia e práticas de programas conceito 6 e 7, avaliação da CAPES, dentre outros.

Houve um momento também para socialização das atividades das APGs.

De encaminhamentos, a criação de uma comissão para debate profundo do PNPG, agenda para campanha nacional de bolsas (valorização/aumento/ampliação) e a possibilidade de realização do próximo congresso na entidade nas cidades de Campinas, São Paulo e Belo Horizonte, de acordo com as APG’ s que sinalizaram interesse em receber a atividade em suas universidades/cidades.

Assim como a Carta do seminário de O’S foi elaborado documento do CONAP denominado ‘Carta de Pernambuco’ que, segundo a diretoria da entidade, brevemente será publicada no site.