Evento nacional debate visão científica e holística no ambiente hospitalar

17/08/2011 15:04

Já estão abertas as inscrições para o I Congresso Nacional de Visão Científica e Holística no Ambiente Hospitalar – Reprogramação, Terapias Complementares e Espiritualidade, que será realizado de 28 a 30 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

O Congresso reunirá membros da comunidade acadêmica, de instituições públicas e privadas, ONGs, cooperativas, movimentos sociais, profissionais da área da saúde, da educação, de artes e cultura. Em um grande fórum de debates, haverá troca de experiências vivenciadas no Brasil e no exterior, além da divulgação de relatos técnicos recentes de caráter multidisciplinar.

A programação prevê palestras com convidados especiais, debates, oficinas e exposições, entre elas de plantas medicinais. A organização é da ONG Associação Senhora de Lourdes, com apoio da UFSC, Curso de Naturologia da Unisul, Grupo Hospitalar Conceição e Universidade de Cali (Colômbia).

Inscrições gratuitas e programação completa: www.visaocientificaeholistica.com.br.

Visão holística

O Congresso tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de  se tratar a saúde de uma forma ao mesmo tempo ampla e integrada. Mais do que isso, quer apontar caminhos e apresentar projetos concretos.

Para cuidar bem dos pacientes, por exemplo, o trabalhador da saúde também precisa ser bem cuidado. Como profissionais, pacientes, sociedade, gestores privados e públicos podem ter e praticar uma visão holística da saúde? Como as terapias complementares podem estar cada vez mais ao lado dos demais tratamentos, para a saúde ser melhor para todos? Como os aspectos físico, psicológico, social e espiritual podem caminhar juntos para o bem do ser humano?

Estas são algumas das questões que estarão em debate no Congresso, de acordo com suas coordenadoras,  Lisandra Alves e Adriana Falavigna, da ONG Associação Senhora de Lourdes.

Ações práticas

Lisandra criou o projeto Maratona do Reiki, desenvolvido para profissionais da saúde no Grupo Hospitalar Conceição (Hospitais Nossa Senhora da Conceição e da Criança Conceição), em Porto Alegre (RS).   Além dos trabalhadores, a prática também foi levada a pacientes da oncologia e hematologia do Nossa Senhora da Conceição, atendidos pelo SUS, com apoio do Coordenador da Hematologia da instituição, Dr. Marcelo Zanella, coordenador científico do Congresso.

O trabalho teve resultados tão bons que tornou-se referência em outros estados e até fora do Brasil. Em junho, Lisandra e Adriana foram convidadas para apresentar a experiência na Universidade Santiago de Cali (Colômbia), que terá representantes presentes ao Congresso.

A ONG, que agora está com sede em Santa Catarina, também levou seu trabalho de reiki para melhorar as condições dos voluntários que atuaram no socorro às vítimas da enchente que abalou o Rio de Janeiro, no início do ano. Estas e muitas outras ações práticas farão parte da troca de experiências entre os participantes, como forma de levar à sociedade a importância da visão científica e holística caminharem juntas para a melhoria da saúde.

Serviço:

Evento:  I Congresso Nacional de Visão Científica e Holística no Ambiente Hospitalar – Reprogramação, Terapias Complementares e Espiritualidade.

Data: 28 a 30 de setembro.

Local: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Temas:

– Visão Científica e Holística.

– Saúde e Espiritualidade.

– Organizações Hospitalares dentro da Visão Holística.

– A importância do trabalho holístico para os trabalhadores da saúde.

– Razão, Emoção e Ciência.

– Visão integrada para administradores.

O desenvolvimento pessoal para gestores.

– Instituição com olhar e compromisso holístico solidário com a Comunidade.

– Síndrome de Burnout com  “Foco” nos Profissionais da Saúde.

– Terapias Complementares no Cotidiano Humano.

– Acupuntura clássica no alivio de dor.

– Cuidando e confortando pessoas com Reiki e Taquions.

– Medidas preventivas dos aspectos emocionais e situações de risco durante a gestação, promovendo melhora na saúde física e espiritual das gerações futuras.

– Nutrição ortomolecular com ênfase em física quântica.

– Integrativas Complementares, Maratona do Reiki.

Abordagem Transpessoal: Ciência e Espiritualidade.

– Atuação da fisioterapia no pré e pós operatório em mulheres com câncer de mama.

– Manutenção da Saúde através de práticas Orientais: Qi Gong.

– Depoimento – Projeto Amanhecer.

– Estrutura Sustentáveis e Fluxos Intra Hospitalares.

– Saúde e Meio Ambiente.

– Biocomunicação Instrumental – A utilização dos princípios da Física.

– Plantas medicinais nas Práticas de saúde.

– Vivências – Horto Itinerante.

– Legislação do Estatuto do Idoso.

– Aromaterapia: Um Recurso Terapêutico Versátil.

– Direito para Pacientes Oncológicos.

Fonte: Cláudio Schuster – Assessoria de Imprensa

informações: (48) 9163-4269