Trabalho da Pós-Graduação em Farmácia é premiado em conferência internacional

19/07/2011 20:28

O trabalho intitulado Real word effectiveness and compliance of hepatitis c treatment in brazil: meta analysis and meta regression, apresentado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC Carine Raquel Blatt, recebeu o prêmio de melhor trabalho na 8ª edição do Health Technology Assessment Society (HTAi) Annual Conference.

Pela primeira vez a Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde foi realizada em um país da América Latina, nos dias 25 e 29 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). Essa é considerada a principal conferência internacional para a discussão de bases conceituais, métodos e aplicações da avaliação de tecnologias em saúde.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão constituída por Raquel Riera (Brasil), Sun Hae Lee Robin (França), Antonio Sarria-Santamera (Espanha), Janet Hiller (Austrália) e Pwee Keng Ho (Singapura).

O trabalho de Carine foi desenvolvido durante o estágio de doutorado sanduiche na The Health and Life Sciences University (UMIT), na Áustria, em 2010, e faz parte de sua tese de doutorado, orientada pela professora Mareni Rocha Farias. A tese tem o título Um olhar sobre a efetividade e custos do tratamento da Hepatite C sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde. A previsão de defesa é agosto de 2012.

A hepatite C é um problema global de saúde pública.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 130 a 170 milhões de pessoas estão cronicamente infectadas com o vírus da hepatite C e mais de 350 mil morrem anualmente de doenças hepáticas relacionadas.. No Brasil os medicamentos para o tratamento a hepatite C possuem financiamento público por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), segundo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a Hepatite C. Os riscos de eventos adversos graves, o fato de que nem todos os pacientes se beneficiam de tratamento e o custo resultam em preocupações quanto ao custo-eficácia da terapia antiviral.

Mais informações: carine.blatt@gmail.com

Fonte: Notícias UFSC